sábado, 19 de junho de 2010

FILME: JULIE &JULIA



Olá,

Hoje quero fazer um post diferente, que não é uma receita!!!

Quando montei o blog para colocar as receitas do curso de culinária, muitos amigos indicaram o filme Julie & Julia, eu adorei, é fantástico. Me encontrei através do filme por causa deste blog.

Preciso confessar que não tenho nenhum tempo para me dedicar a culinária, mas já cozinhei um pouquinho na vida e estou guardando as receitas para as férias e as ocasiões especiais com os amigos. Um dia vocês terão que provar minhas especialiadades.

O filme é baseado em duas histórias reais de uma americana que aprendeu a culinária francesa em Paris e acabu lançando um famoso livro de receitas e uma outra americana que cria um blog das experiências que ela tem ao fazer as mais de 500 receitas deste famoso livro.

Bon Appétit!

Julianna

Crítica: Julie & Julia

Meryl Streep interpreta a cozinheira que ajudou a emplacar a cozinha francesa nos EUA

Cíntia Bertolino

Julie & Julia começa com uma cena emblemática, um episódio que marcaria de forma incontornável a vida de Julia Child (1912-2004). Ao desembarcar em Rouen, com destino a Paris, no final dos anos 40, Julia (Meryl Streep) tem sua primeira refeição em solo francês: um linguado tão espetacularmente bem preparado, tão cheio de manteiga, que quase a levou às lágrimas.

Do outro lado do Atlântico, décadas depois, Julie Powell (Amy Adams) tem um emprego monótono, um marido carinhoso (Chris Messina) e uma vida tão sem sobressaltos que chega a ser exasperante. Profundamente entediada e desesperada para fazer algo diferente ela cria um blog batizado de Julie/Julia Project - na vida real, inaugurado em 2003.

Para levar a cabo o projeto, ela se dispôs a preparar as 524 receitas de Mastering the Art of French Cooking, a bíblia da comida francesa traduzida às donas de casa americanas por Julia Child, e registrar no blog suas impressões.

Escrito e dirigido por Nora Ephron, uma das grandes sacadas do filme é justamente entrelaçar a história de Julia e Julie, apesar do tempo que as separa na realidade. A parte de Julia foi inspirada no livro de memórias My Life in France; a de Julie no livro Julie & Julia que começou como o blog citado aí em cima, em que a autora narra parte de sua vida, as delícias e os fracassos de tentar reproduzir alguns clássicos da gastronomia francesa, das receitas mais simples às mais trabalhosas, numa cozinha minúscula no Brooklyn.

O filme intercala a vida de Julia na França e a descoberta do que ela realmente gostava de fazer na vida, comer e cozinhar, com os percalços iniciais até chegar ao sucesso do blog de Julie nos Estados Unidos.


4 comentários:

  1. Ju,
    assiti e me inspirei mais ainda a cozinhar. E agora eu quero o livro do filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ju, não sabia que estava ingressando no ramo culinário! Nossa, como queria ter esta inspiração também... rsrsrs
    Agora, morando sozinha, quem sabe, né? Pq nem quando era casada me inspirei para isso.
    Vou ver o filme, já tinha ouvido falar nele, mas nunca assisti.
    beijo grande!
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Juuuu, adorei seu blog! Amiga vc tinha que fazer um post ensinando seus alunos a como comer em sala de aula sem ser notado. kkkkk! A Comilona em ação... Rs Coloca aqui a receita de rondelli e de jujuba de cachaça? Adorooo! Beijos mil, Fabi-Comilona

    ResponderExcluir